REGISTRO DA PROPOSTA DE AÇÕES PARA O #TRANSFORMAÊ:
VIRADA EDUCACIONAL BAHIA.
NRE:
05
ITABUNA
UEE:
COLEGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HORÁRIO
DE INÍCIO: 09h00min
HORÁRIO
DE ENCERRAMENTO: 21h00min
RESPONSÁVEL:
NADIJENA APARECIDA, GILMÁRIA PARDINHO e DEMAIS PROFESSORES E EQUIPE GESTORA.
1. Resumo da Proposta
O Projeto Natal Solidário na
Escola com Café Filosófico, não se configura apenas como uma ação
assistencialista, ao contrário ele abrange ações no campo da educação e
reflexão como o desenvolvimento dentro das salas de aula de atitudes de
solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças,
vínculos de afetividade e auto-estima, seguido do Café Filosófico que tem com o intuito, o de promover a extensão e
contribuir para a formação de cidadãos críticos, abordando diversos temas do
cotidiano, estimulando discussões e reflexões de tal modo que os participantes
tenham condições de analisar a sociedade e o ambiente que os rodeia com um
olhar crítico, tomando seus próprios posicionamentos a respeito dos assuntos
abordados.
Proposta onde a solidariedade possa ser
mais presente a partir de reflexões e exemplos vividos na sociedade atual.
Envolvimento de todos nas ações de que cada um
doe o que puder auxliando, assim, o próximo
2. Atividades a serem realizadas e responsáveis
- VARAL SOLIDÁRIO – ALUNOS DO ENSINO
MÉDIO, PORFESSORAS NADIJENA OLIVEIRA E GILMÁRIA PARDINHO
- ACOMPANHAMENTO DO VARAL – ALUNOS DO
ENSINO MEDIO COM REVEZAMENTO DE GRUPOS.
- ORNAMENTAÇÃO DOS ESPAÇOS: GILMÁRIA
PARDINHO e ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
- DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS:
MARIA DE FATIMA COM ALUNOS DO 2º ANO A
- RECREAÇÕES: ELIANA OLIVEIRA, ANDERSON,
ALUNOS GABRIEL LEAL E RAFAELA ESTEVAO ( COORDENADORES).
- PINTURAS: NADIJENA OLIVEIRA E ALUNOS
DO ENSINO MÉDIO
- PULA PULA: ALUNA IVIGNA KRISSA
- SUPORTE PARA FOTOGRAFIAS: ALUNOS DO 9º
ANO
- ALGODÃO DOCE: SANDRA LIMA E ALUNOS DO
9º ANO
- CACHORRO QUENTE: ALUNOS DO 1º ANO C e
2º ANO B E FUNCIONÁRIAS DA MERENDA.
- PIPOCA: GILMARA CARDOSO E
MARISTELA E ALUNOS DO 1o ANO A E B
-
BOLO:
ALUNOS DO 3o ANO
-
REFIRGERANTES: GENIVALDO PEREIRA E ALUNOS DO 2o ANO A
-
ENTREGA DE PRESENTES: PROFESSORA NADIJENA OLIVEIRA, MARIA DE FATIMA, GENIVALDO
E JUSCELIA SIRQUEIRA.
-
EXPOSIÇÃO DE DEBATES : ALEX NASCIMENTO E ALUNOS DO ENSINO MEDIIO NOTURNO COM
PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO VESPERTINO.
3. Espaços para Realização
Espaço do Colégio: Pátio, Salas e
Refeitório.
Salão Paroquial da Igreja Católica de F.
Azul
4. Colaboradores Parceiros
Equipe Gestora do CEFG
Professores da Unidade
Escolar
Alunos
Pais
Comércio local
Funcionários da UE
5. Estratégias de Divulgação e mobilização
A partir do Mural do Colégio, informes
na sala de aula, através do WhatsZap dos grupos da escola, mobilização na rua a
partir do envolvimento dos alunos em divulgar e buscar as parcerias de
comunidade e comércio.
Solicitação dos amigos e famílias da
comunidade em apresentar-se como colaboradores em ofertar doações do que foi
entregue as famílias: roupas, acessórios, calçados,etc.
Todos mobilizados como tarefa de ação
comum que surgiu a partir da ideia de se realizar o projeto com a Colaboração
de todos, em especial professores das áreas de Linguagens e da disciplina de
Filosfia.
6. Programação
Manhã:
09h00min
ás 11h30min
– Alunos mobilizados no Salão Paroquial da Igreja Católica juntamente com a
professora Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho demonstrando e expondo o Varal Solidário –
Visita das famílias carentes no recebimento das peças apresentadas.
Tarde:
13h30min
às 15h30min
- Alunos mobilizados no Salão Paroquial da Igreja Católica juntamente com a
professora Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho demonstrando e expondo o Varal
Solidário – Visita das famílias carentes no recebimento das peças apresentadas.
13h30min
– Natal Solidário na área do Colégio Estadual Fred Gedeon onde seguiu a seguinte programação ( ocorreu em salas
diferentes ao mesmo tempo, sendo intercalado por grupos):
-
Teatro
-
Dança
-
Música
-
Pula pula
-
Recreações
-
Lanche
-
Entrega de Presentes
Noite:
19h00min – Introdução de Abertura:
Discussões, reflexões, estudo e debate, que buscou lançar olhares, a partir da
filosofia, para temas relacionados à realidade.
A importância da Filosofia para a
educação. Seguindo a
ideia do filósofo Sócrates que dizia que uma vida não refletida não vale a pena ser
vivida
19h30min - Mesas e debates, onde foi dividido em três
momentos, ou seja, três mesas de debates.
Os
debates foram preparados pelos alunos ao longo da quarta Unidade. Foram eles: Filosofia e educação; a questão
do gênero na escola; e projeto é nova grande curricular para o ensino médio...
Os
trabalhos foram desenvolvidos ao longo da unidade. Houve espaços para música,
poema e os debates entre os envolvidos.
O
espaço foi aberto entre uma apresentação e outra para o público escolar, onde
na sua abertura houve uma breve explicação sobre onde e quando surgiu o café
filosófico e sobre os filósofos brasileiros.
21h00min
– Encerramento com abordagens de todo o encontro e agradecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário