sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Projeto VIRADA EDUCACIONAL BAIANA

Núcleo Regional de Educação: NRE 5 – Litoral Sul
Unidade Escolar: Colégio Estadual Fred Gedeon
Equipe Gestora:
Juscélia Sirqueira Pinheiro
Edvanise Souza Barbosa
Sandra Lima


 Só não ajuda quem não quer afinal ninguém é tão rico que não precise de ajuda e nem tão pobre que não possa ajudar


Projeto
VIRADA EDUCACIONAL BAIANA

Tema
Fazer o Natal Solidário é um pensar também Filosófico
( Varal Solidário, Natal Solidário e Café Filosofico)

JUSTIFICATIVA

O Projeto Natal Solidário na Escola com Café Filosófico, não se configura apenas como uma ação assistencialista, ao contrário ele abrange ações no campo da educação e reflexão como o desenvolvimento dentro das salas de aula de atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e auto-estima, seguido do Café Filosófico que tem com o intuito, o de promover a extensão e contribuir para a formação de cidadãos críticos, abordando diversos temas do cotidiano, estimulando discussões e reflexões de tal modo que os participantes tenham condições de analisar a sociedade e o ambiente que os rodeia com um olhar crítico, tomando seus próprios posicionamentos a respeito dos assuntos abordados.

Objetivos
- Desenvolver junto á comunidade escolar os valores essenciais para a prática coletiva da solidariedade.
- Transmitir conceitos de solidariedade, incentivando o trabalho coletivo;
- Despertar o Espírito de participação junto à comunidade ao qual está inserido.
- Resgatar atitudes de cooperação, responsabilidade, participação, sensibilidade, mostrando que é possível o nascer e o florescer da paz que habita o interior de cada um de nós.
- Discutir Questões filosóficas de nosso tempo, aliada á tradição do pensamento filosófico.
- Exercitar a argumentação filosófica.
- Praticar a filosofia como diálogo e como debate público.

Público Alvo
Alunos do 9º Ano e Ensino Médio

Metodologia/Impacto dos Indicadores

Primeiro Momento (Manhã): Houve o Varal Solidário no espaço do Salão Paroquial da Igreja, uma vez que, o Colégio tinha como objetivo ir até a comunidade oferecendo serviços de doação de roupas, calçados,acessórios para a comunidade carente do Município. Sob a coordenação das professoras de Filosofia, executaram com maestria esse primeiro momento que durou cerca 5 horas.
De acordo com as professoras Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho, professoras responsáveis pela coordenação com os alunos, o intuito é oportunizar uma interação entre quem pode colaborar e aqueles que precisam. Nesse sentido, o objetivo do varal solidário é que cada um doe o que puder auxliando, assim, o próximo, completaram.

Segundo Momento (Tarde): Quando o Natal se aproxima, o espírito solidário costuma se revigorar. A data sensibiliza as pessoas criando um cenário que deveria existir durante o ano inteiro. Para aqueles que querem deixar os festejos natalinos mais felizes para outros, A CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO que ocorreu especificamente no período da tarde, surgiu pela necessidade de fazer uma tarde festiva com 50 crianças carentes de 5 a 8 anos proporcionando um momento de lazer recheado de músicas, teatro, recreações, pinturas,danças,etc . A idéia da campanha  foi de procurar oferecer a essas crianças um dia diferente que no dia a dia muitas vezes não é proporcionado a elas.
Alunos, professores, gestores, funcionários da U.E promoveram momentos que jamais serão esquecidos pelas crianças. Oportunizaram além de todo o lazer e espaço cultural, um momento de lanche saboreando cachorro quente, algodão doce, pipoca, bolo, refrigerantes, dentre outros.  Um pouco mais de assistência aos menos favorecidos, através da ação SOLIDÁRIA.

Terceiro Momento (Noite): O Café Filosófico é um encontro de filosofia num lugar público onde todos podem participar independentemente da sua bagagem filosófica. Os Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar e discutir educadamente temas do universo filosófico sem a carga de erudição e obscurantismo tantas vezes associada à filosofia.
Discussões, reflexões, estudo e debate, que buscou lançar olhares, a partir da filosofia, para temas relacionados à realidade. Através de um processo de discussão e formação que pretendeu despertar o desejo de intervenção na realidade, sobretudo junto às questões da nossa sociedade.
A ideia do Café Filosófico nesse ano de 2016, teve como tema: A importância da Filosofia para a educação. Seguindo a ideia do filósofo Sócrates que dizia que uma vida não refletida não vale a pena ser vivida
Houve mesas e debates, onde foi dividido em três momentos, ou seja, três mesas de debates.
Os debates foram preparados pelos alunos ao longo da quarta Unidade. Foram eles: Filosofia e educação; a questão do gênero na escola; e projeto é nova grande curricular para o ensino médio...
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da unidade. Houve espaços para música, poema e os debates entre os envolvidos.
O espaço foi aberto entre uma apresentação e outra para o público escolar, onde na sua abertura houve uma breve explicação sobre onde e quando surgiu o café filosófico e sobre os filósofos brasileiros.
Na oportunidade, foram servidos café, chá e lanche

Resultados Obtidos

O sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um. Pequenos gestos geram grandes transformações.
“Peguei calçados, calças, blusas e camisas e até umas pulseiras e correntinha. Eu estava precisando. Foi meu Natal”, comenta Dona Josefa, beneficiada pelo projeto.
“Eu fico feliz porque quando eu vejo alguém assim, que está precisando, eu sempre quero ajudar”, afirma a estudante Ana Paula.
“A solidariedade é o maior ingrediente que uma boa receita de amor e de entrega poderá ter. A forma maior de alguém expressar o seu amor”. Professor Genivaldo Pereira.
Solidariedade é isso. Solidariedade é despojar-se de si e ir ao encontro do outro. Isso ocorre, quando nos mobilizamos pelos outros e, é por nós mesmos que nos mobilizamos em primeiro lugar. Quando somos solidários, os primeiros beneficiários somos nós, que assumimos nosso lugar na história. Deixamos de ser as “vítimas”, os “chorões”, os queixosos, os desesperançados. Só a solidariedade resgata para nós a grandeza e a dignidade com que o criador nos fez, plenos de sentido existencial e imensamente ricos de possibilidades. E gestos assim só se transformam em entrega viva aos que tanto necessitam da gente.
O Projeto foi de uma importância impar e significativa com boas repercussões tanto da comunidade escolar, como também de toda a cidade.
Demonstração de sorrisos, alegrias, satisfação e o bem maior: SOLIDARIEDADE  E ENTREGA AO PRÓXIMO que foi algo maravilhoso, uma vez que víamos no olhar e nas palavras dos envolvidos.

Colaboradores/Parceiros

Equipe Gestora do CEFG
Professores da Unidade Escolar
Alunos
Pais
Comércio local
Funcionários da UE


















Nenhum comentário:

Postar um comentário