sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CARTA ABERTA DA UNIDADE ESCOLAR



Núcleo Regional de Educação: NRE 5 – Litoral Sul
Unidade Escolar: Colégio Estadual Fred Gedeon
Equipe Gestora:
Juscélia Sirqueira Pinheiro
Edvanise Souza Barbosa
Sandra Lima

CARTA ABERTA DA UNIDADE ESCOLAR

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Rubem Alves   

Gostaríamos de iniciar esta Carta Aberta com as seguintes perguntas:
Que tipo de Escola temos e queremos ter? Que cidadãos queremos formar na escola de hoje e na escola de amanhã?
Tendo em vista algumas questões levantadas durante os encontros com alunos, professores,gestores, lideres de sala e colegiado a respeito da Escola que temos e a que queremos, levou a todos à reflexão para uma série de questionamentos que nos levaram a um profundo repensar da Escola  que temos hoje e daquela realmente necessária, e que formará os cidadãos do futuro. Tais questionamentos já partiu desde  a elaboração do perfil das juventudes e da escola que temos e que queremos na execução do Pacto do Ensino Médio em 2014 onde alunos e autores da comunidade escolar participaram dessa elaboração durante o ano letivo.
O Colégio Estadual Fred Gedeon é uma escola voltada para o desenvolvimento integral do aluno, visando sua inserção na sociedade como um sujeito ativo que interage com sue pares buscando soluções para os possíveis problemas. Temos professores abertos às mudanças que sabem que a escola existe em função da aprendizagem de sua clientela e, por isso, estão sempre em busca de meios que possam ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Nossos alunos são curiosos e investigativos e sentem na escola um ambiente propício para desenvolver suas potencialidades. Contudo, estamos aquém no que diz respeito aos recursos tecnológicos que devem ser usados no processo ensino-aprendizagem, visto que estes fazem parte da rotina dos discentes, além de serem meios necessários ao acompanhamento das transformações ocorridas no mundo moderno. Do ponto de vista físico bem localizada atende em “parte” a clientela, pois falta uma quadra esportiva, uma biblioteca, um auditório para apresentações e reuniões interativas com a comunidade, etc.
Sob o ponto de vista humano é agradável tendo uma interatividade recíproca pela equipe gestora, colegas, clientela escolar. Temos uma escola viva, atuante e comprometida com a Ação Educativa onde o protagonismo estudantil se faz presente e forte. Temos uma escola sedenta da vontade de realizar a prática como meio de inserção e de possibilidades de muitas ações.
Outra coisa interessante são os projetos pedagógicos, feiras de ciências, projetos de musicas,projetos estruturantes,dentre outros.Esta escola é constituída por uma parceria fantástica que gostam de atuar, participar e não fazem por fazer e sim com prazer. Somos agradecidos pelas bênçãos que chegam em nossas mãos das mais variadas camadas da sociedade e todos são tratados com o mesmo carinho sem acepção de classes.
O perfil das juventudes envolve:
  1. Alunos que moram na zona rural e tem dificuldade com transporte para chegar à escola.
  2. Jovens entre 13 e 16 anos enfrentando a gravidez na adolescência.
  3. Alunos que estão envolvidos com as drogas e a criminalidade.
  4. Alunos oriundos de famílias com baixa renda que em muitos casos depende de programas de governo como o Bolsa Família.
  5. Os jovens que na maioria utilizam a internet de maneira descontrolada e as redes sociais de maneira indevida.
  6. Jovens que abandonam a escola para trabalhar.
  7. Pluralidade linguística.
  8. Jovens que não tem perspectiva para o futuro porque vivem em cidades que não oferecem oportunidades de emprego,
Esses são perfis que estão inseridos na realidade dos nossos jovens brasileiros. A nossa escola não fica fora de alguns deles.
É preciso compreender e entendermos a realidade dos nossos alunos para que o foco de demanda para que a construção da sua identidade possa ser levada à sério e em consideração.
A escola que queremos é aquela em que os espaços possam ser revitalizados, desejável a todos mapeando potencialidades das suas áreas, visando a partir daí as diferentes possibilidades como a construção de hortas, espaços de convivência, espaços de leituras, entre outros para uma melhor ambiência do espaço escolar.
A escola tem hoje uma diversidade cultural tão grande que necessita que as mesmas possam incentivar mais e fomentar mais essa pluralidade. Claro que já existem os Projetos estruturantes, mas seria necessário que o inventivo fosse além dos muros das escolas, independente de serem ou não alunos da Unidade – Um meio de evitarmos diversas ações de delinquência juvenil. Fortalecimentos dos Grêmios Estudantis tendo em vista o empoderamento dos/as estudantes.

Floresta Azul, dezembro de 2016.

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Direção

Segmentos do Colegiado


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Responsável/Pai


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Responsável/ Professor


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Responsável / Funcionários


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Responsável/ Alunos

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