Unidade Escolar: Colégio Estadual Fred
Gedeon
Equipe Gestora:
Juscélia Sirqueira Pinheiro
Edvanise Souza Barbosa
Sandra Lima
CARTA ABERTA DA UNIDADE
ESCOLAR
“Há
escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves
Gostaríamos de iniciar esta Carta
Aberta com as seguintes perguntas:
Que tipo de Escola temos e queremos
ter? Que cidadãos queremos formar na escola de hoje e na escola de amanhã?
Tendo em vista algumas questões
levantadas durante os encontros com alunos, professores,gestores, lideres de
sala e colegiado a respeito da Escola que temos e a que queremos, levou a todos
à reflexão para uma série de questionamentos que nos levaram a um profundo
repensar da Escola que temos hoje e
daquela realmente necessária, e que formará os cidadãos do futuro. Tais
questionamentos já partiu desde a
elaboração do perfil das juventudes e da escola que temos e que queremos na
execução do Pacto do Ensino Médio em 2014 onde alunos e autores da comunidade
escolar participaram dessa elaboração durante o ano letivo.
O Colégio Estadual Fred Gedeon é uma
escola voltada para o desenvolvimento integral do aluno, visando sua inserção
na sociedade como um sujeito ativo que interage com sue pares buscando soluções
para os possíveis problemas. Temos professores abertos às mudanças que sabem
que a escola existe em função da aprendizagem de sua clientela e, por isso,
estão sempre em busca de meios que possam ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Nossos alunos são curiosos e
investigativos e sentem na escola um ambiente propício para desenvolver suas
potencialidades. Contudo, estamos aquém no que diz respeito aos recursos
tecnológicos que devem ser usados no processo ensino-aprendizagem, visto que
estes fazem parte da rotina dos discentes, além de serem meios necessários ao
acompanhamento das transformações ocorridas no mundo moderno. Do ponto de vista
físico bem localizada atende em “parte” a clientela, pois falta uma quadra
esportiva, uma biblioteca, um auditório para apresentações e reuniões
interativas com a comunidade, etc.
Sob o ponto de vista humano é agradável
tendo uma interatividade recíproca pela equipe gestora, colegas, clientela
escolar. Temos uma escola viva, atuante e comprometida com a Ação Educativa
onde o protagonismo estudantil se faz presente e forte. Temos uma escola
sedenta da vontade de realizar a prática como meio de inserção e de
possibilidades de muitas ações.
Outra coisa interessante são os
projetos pedagógicos, feiras de ciências, projetos de musicas,projetos
estruturantes,dentre outros.Esta escola é constituída por uma parceria
fantástica que gostam de atuar, participar e não fazem por fazer e sim com prazer.
Somos agradecidos pelas bênçãos que chegam em nossas mãos das mais variadas
camadas da sociedade e todos são tratados com o mesmo carinho sem acepção de
classes.
O perfil das juventudes envolve:
- Alunos
que moram na zona rural e tem dificuldade com transporte para chegar à
escola.
- Jovens
entre 13 e 16 anos enfrentando a gravidez na adolescência.
- Alunos
que estão envolvidos com as drogas e a criminalidade.
- Alunos
oriundos de famílias com baixa renda que em muitos casos depende de
programas de governo como o Bolsa Família.
- Os
jovens que na maioria utilizam a internet de maneira descontrolada e as
redes sociais de maneira indevida.
- Jovens
que abandonam a escola para trabalhar.
- Pluralidade
linguística.
- Jovens
que não tem perspectiva para o futuro porque vivem em cidades que não
oferecem oportunidades de emprego,
Esses são perfis que estão inseridos na
realidade dos nossos jovens brasileiros. A nossa escola não fica fora de alguns
deles.
É preciso compreender e entendermos a
realidade dos nossos alunos para que o foco de demanda para que a construção da
sua identidade possa ser levada à sério e em consideração.
A escola que queremos é aquela em que
os espaços possam ser revitalizados, desejável a todos mapeando potencialidades
das suas áreas, visando a partir daí as diferentes possibilidades como a
construção de hortas, espaços de convivência, espaços de leituras, entre outros
para uma melhor ambiência do espaço escolar.
A escola tem hoje uma diversidade
cultural tão grande que necessita que as mesmas possam incentivar mais e
fomentar mais essa pluralidade. Claro que já existem os Projetos estruturantes,
mas seria necessário que o inventivo fosse além dos muros das escolas,
independente de serem ou não alunos da Unidade – Um meio de evitarmos diversas
ações de delinquência juvenil. Fortalecimentos dos Grêmios Estudantis tendo em
vista o empoderamento dos/as estudantes.
Floresta Azul, dezembro de 2016.
____________________________________________________
Direção
Segmentos do Colegiado
____________________________________________________
Responsável/Pai
____________________________________________________
Responsável/ Professor
____________________________________________________
Responsável / Funcionários
____________________________________________________
Responsável/ Alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário