sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CARTA ABERTA DA UNIDADE ESCOLAR



Núcleo Regional de Educação: NRE 5 – Litoral Sul
Unidade Escolar: Colégio Estadual Fred Gedeon
Equipe Gestora:
Juscélia Sirqueira Pinheiro
Edvanise Souza Barbosa
Sandra Lima

CARTA ABERTA DA UNIDADE ESCOLAR

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”
Rubem Alves   

Gostaríamos de iniciar esta Carta Aberta com as seguintes perguntas:
Que tipo de Escola temos e queremos ter? Que cidadãos queremos formar na escola de hoje e na escola de amanhã?
Tendo em vista algumas questões levantadas durante os encontros com alunos, professores,gestores, lideres de sala e colegiado a respeito da Escola que temos e a que queremos, levou a todos à reflexão para uma série de questionamentos que nos levaram a um profundo repensar da Escola  que temos hoje e daquela realmente necessária, e que formará os cidadãos do futuro. Tais questionamentos já partiu desde  a elaboração do perfil das juventudes e da escola que temos e que queremos na execução do Pacto do Ensino Médio em 2014 onde alunos e autores da comunidade escolar participaram dessa elaboração durante o ano letivo.
O Colégio Estadual Fred Gedeon é uma escola voltada para o desenvolvimento integral do aluno, visando sua inserção na sociedade como um sujeito ativo que interage com sue pares buscando soluções para os possíveis problemas. Temos professores abertos às mudanças que sabem que a escola existe em função da aprendizagem de sua clientela e, por isso, estão sempre em busca de meios que possam ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Nossos alunos são curiosos e investigativos e sentem na escola um ambiente propício para desenvolver suas potencialidades. Contudo, estamos aquém no que diz respeito aos recursos tecnológicos que devem ser usados no processo ensino-aprendizagem, visto que estes fazem parte da rotina dos discentes, além de serem meios necessários ao acompanhamento das transformações ocorridas no mundo moderno. Do ponto de vista físico bem localizada atende em “parte” a clientela, pois falta uma quadra esportiva, uma biblioteca, um auditório para apresentações e reuniões interativas com a comunidade, etc.
Sob o ponto de vista humano é agradável tendo uma interatividade recíproca pela equipe gestora, colegas, clientela escolar. Temos uma escola viva, atuante e comprometida com a Ação Educativa onde o protagonismo estudantil se faz presente e forte. Temos uma escola sedenta da vontade de realizar a prática como meio de inserção e de possibilidades de muitas ações.
Outra coisa interessante são os projetos pedagógicos, feiras de ciências, projetos de musicas,projetos estruturantes,dentre outros.Esta escola é constituída por uma parceria fantástica que gostam de atuar, participar e não fazem por fazer e sim com prazer. Somos agradecidos pelas bênçãos que chegam em nossas mãos das mais variadas camadas da sociedade e todos são tratados com o mesmo carinho sem acepção de classes.
O perfil das juventudes envolve:
  1. Alunos que moram na zona rural e tem dificuldade com transporte para chegar à escola.
  2. Jovens entre 13 e 16 anos enfrentando a gravidez na adolescência.
  3. Alunos que estão envolvidos com as drogas e a criminalidade.
  4. Alunos oriundos de famílias com baixa renda que em muitos casos depende de programas de governo como o Bolsa Família.
  5. Os jovens que na maioria utilizam a internet de maneira descontrolada e as redes sociais de maneira indevida.
  6. Jovens que abandonam a escola para trabalhar.
  7. Pluralidade linguística.
  8. Jovens que não tem perspectiva para o futuro porque vivem em cidades que não oferecem oportunidades de emprego,
Esses são perfis que estão inseridos na realidade dos nossos jovens brasileiros. A nossa escola não fica fora de alguns deles.
É preciso compreender e entendermos a realidade dos nossos alunos para que o foco de demanda para que a construção da sua identidade possa ser levada à sério e em consideração.
A escola que queremos é aquela em que os espaços possam ser revitalizados, desejável a todos mapeando potencialidades das suas áreas, visando a partir daí as diferentes possibilidades como a construção de hortas, espaços de convivência, espaços de leituras, entre outros para uma melhor ambiência do espaço escolar.
A escola tem hoje uma diversidade cultural tão grande que necessita que as mesmas possam incentivar mais e fomentar mais essa pluralidade. Claro que já existem os Projetos estruturantes, mas seria necessário que o inventivo fosse além dos muros das escolas, independente de serem ou não alunos da Unidade – Um meio de evitarmos diversas ações de delinquência juvenil. Fortalecimentos dos Grêmios Estudantis tendo em vista o empoderamento dos/as estudantes.

Floresta Azul, dezembro de 2016.

____________________________________________________
Direção

Segmentos do Colegiado


____________________________________________________
Responsável/Pai


____________________________________________________
Responsável/ Professor


____________________________________________________
Responsável / Funcionários


____________________________________________________

Responsável/ Alunos

Projeto VIRADA EDUCACIONAL BAIANA

Núcleo Regional de Educação: NRE 5 – Litoral Sul
Unidade Escolar: Colégio Estadual Fred Gedeon
Equipe Gestora:
Juscélia Sirqueira Pinheiro
Edvanise Souza Barbosa
Sandra Lima


 Só não ajuda quem não quer afinal ninguém é tão rico que não precise de ajuda e nem tão pobre que não possa ajudar


Projeto
VIRADA EDUCACIONAL BAIANA

Tema
Fazer o Natal Solidário é um pensar também Filosófico
( Varal Solidário, Natal Solidário e Café Filosofico)

JUSTIFICATIVA

O Projeto Natal Solidário na Escola com Café Filosófico, não se configura apenas como uma ação assistencialista, ao contrário ele abrange ações no campo da educação e reflexão como o desenvolvimento dentro das salas de aula de atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e auto-estima, seguido do Café Filosófico que tem com o intuito, o de promover a extensão e contribuir para a formação de cidadãos críticos, abordando diversos temas do cotidiano, estimulando discussões e reflexões de tal modo que os participantes tenham condições de analisar a sociedade e o ambiente que os rodeia com um olhar crítico, tomando seus próprios posicionamentos a respeito dos assuntos abordados.

Objetivos
- Desenvolver junto á comunidade escolar os valores essenciais para a prática coletiva da solidariedade.
- Transmitir conceitos de solidariedade, incentivando o trabalho coletivo;
- Despertar o Espírito de participação junto à comunidade ao qual está inserido.
- Resgatar atitudes de cooperação, responsabilidade, participação, sensibilidade, mostrando que é possível o nascer e o florescer da paz que habita o interior de cada um de nós.
- Discutir Questões filosóficas de nosso tempo, aliada á tradição do pensamento filosófico.
- Exercitar a argumentação filosófica.
- Praticar a filosofia como diálogo e como debate público.

Público Alvo
Alunos do 9º Ano e Ensino Médio

Metodologia/Impacto dos Indicadores

Primeiro Momento (Manhã): Houve o Varal Solidário no espaço do Salão Paroquial da Igreja, uma vez que, o Colégio tinha como objetivo ir até a comunidade oferecendo serviços de doação de roupas, calçados,acessórios para a comunidade carente do Município. Sob a coordenação das professoras de Filosofia, executaram com maestria esse primeiro momento que durou cerca 5 horas.
De acordo com as professoras Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho, professoras responsáveis pela coordenação com os alunos, o intuito é oportunizar uma interação entre quem pode colaborar e aqueles que precisam. Nesse sentido, o objetivo do varal solidário é que cada um doe o que puder auxliando, assim, o próximo, completaram.

Segundo Momento (Tarde): Quando o Natal se aproxima, o espírito solidário costuma se revigorar. A data sensibiliza as pessoas criando um cenário que deveria existir durante o ano inteiro. Para aqueles que querem deixar os festejos natalinos mais felizes para outros, A CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO que ocorreu especificamente no período da tarde, surgiu pela necessidade de fazer uma tarde festiva com 50 crianças carentes de 5 a 8 anos proporcionando um momento de lazer recheado de músicas, teatro, recreações, pinturas,danças,etc . A idéia da campanha  foi de procurar oferecer a essas crianças um dia diferente que no dia a dia muitas vezes não é proporcionado a elas.
Alunos, professores, gestores, funcionários da U.E promoveram momentos que jamais serão esquecidos pelas crianças. Oportunizaram além de todo o lazer e espaço cultural, um momento de lanche saboreando cachorro quente, algodão doce, pipoca, bolo, refrigerantes, dentre outros.  Um pouco mais de assistência aos menos favorecidos, através da ação SOLIDÁRIA.

Terceiro Momento (Noite): O Café Filosófico é um encontro de filosofia num lugar público onde todos podem participar independentemente da sua bagagem filosófica. Os Cafés Filosóficos procuram proporcionar uma pequena pausa para pensar e discutir educadamente temas do universo filosófico sem a carga de erudição e obscurantismo tantas vezes associada à filosofia.
Discussões, reflexões, estudo e debate, que buscou lançar olhares, a partir da filosofia, para temas relacionados à realidade. Através de um processo de discussão e formação que pretendeu despertar o desejo de intervenção na realidade, sobretudo junto às questões da nossa sociedade.
A ideia do Café Filosófico nesse ano de 2016, teve como tema: A importância da Filosofia para a educação. Seguindo a ideia do filósofo Sócrates que dizia que uma vida não refletida não vale a pena ser vivida
Houve mesas e debates, onde foi dividido em três momentos, ou seja, três mesas de debates.
Os debates foram preparados pelos alunos ao longo da quarta Unidade. Foram eles: Filosofia e educação; a questão do gênero na escola; e projeto é nova grande curricular para o ensino médio...
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da unidade. Houve espaços para música, poema e os debates entre os envolvidos.
O espaço foi aberto entre uma apresentação e outra para o público escolar, onde na sua abertura houve uma breve explicação sobre onde e quando surgiu o café filosófico e sobre os filósofos brasileiros.
Na oportunidade, foram servidos café, chá e lanche

Resultados Obtidos

O sucesso desta campanha depende do coração solidário de cada um. Pequenos gestos geram grandes transformações.
“Peguei calçados, calças, blusas e camisas e até umas pulseiras e correntinha. Eu estava precisando. Foi meu Natal”, comenta Dona Josefa, beneficiada pelo projeto.
“Eu fico feliz porque quando eu vejo alguém assim, que está precisando, eu sempre quero ajudar”, afirma a estudante Ana Paula.
“A solidariedade é o maior ingrediente que uma boa receita de amor e de entrega poderá ter. A forma maior de alguém expressar o seu amor”. Professor Genivaldo Pereira.
Solidariedade é isso. Solidariedade é despojar-se de si e ir ao encontro do outro. Isso ocorre, quando nos mobilizamos pelos outros e, é por nós mesmos que nos mobilizamos em primeiro lugar. Quando somos solidários, os primeiros beneficiários somos nós, que assumimos nosso lugar na história. Deixamos de ser as “vítimas”, os “chorões”, os queixosos, os desesperançados. Só a solidariedade resgata para nós a grandeza e a dignidade com que o criador nos fez, plenos de sentido existencial e imensamente ricos de possibilidades. E gestos assim só se transformam em entrega viva aos que tanto necessitam da gente.
O Projeto foi de uma importância impar e significativa com boas repercussões tanto da comunidade escolar, como também de toda a cidade.
Demonstração de sorrisos, alegrias, satisfação e o bem maior: SOLIDARIEDADE  E ENTREGA AO PRÓXIMO que foi algo maravilhoso, uma vez que víamos no olhar e nas palavras dos envolvidos.

Colaboradores/Parceiros

Equipe Gestora do CEFG
Professores da Unidade Escolar
Alunos
Pais
Comércio local
Funcionários da UE


















REGISTRO DA PROPOSTA DE AÇÕES PARA O #TRANSFORMAÊ: VIRADA EDUCACIONAL BAHIA.

                       
REGISTRO DA PROPOSTA DE AÇÕES PARA O #TRANSFORMAÊ: VIRADA EDUCACIONAL BAHIA.


NRE: 05                 
ITABUNA
UEE: COLEGIO ESTADUAL FRED GEDEON
HORÁRIO DE INÍCIO: 09h00min      
HORÁRIO DE ENCERRAMENTO: 21h00min
RESPONSÁVEL: NADIJENA APARECIDA, GILMÁRIA PARDINHO e DEMAIS PROFESSORES E EQUIPE GESTORA.


1.      Resumo da Proposta
O Projeto Natal Solidário na Escola com Café Filosófico, não se configura apenas como uma ação assistencialista, ao contrário ele abrange ações no campo da educação e reflexão como o desenvolvimento dentro das salas de aula de atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e auto-estima, seguido do Café Filosófico que tem com o intuito, o de promover a extensão e contribuir para a formação de cidadãos críticos, abordando diversos temas do cotidiano, estimulando discussões e reflexões de tal modo que os participantes tenham condições de analisar a sociedade e o ambiente que os rodeia com um olhar crítico, tomando seus próprios posicionamentos a respeito dos assuntos abordados.
Proposta onde a solidariedade possa ser mais presente a partir de reflexões e exemplos vividos na sociedade atual. Envolvimento de todos nas ações de que cada um doe o que puder auxliando, assim, o próximo

2.      Atividades a serem realizadas e responsáveis

- VARAL SOLIDÁRIO – ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, PORFESSORAS NADIJENA OLIVEIRA E GILMÁRIA PARDINHO
- ACOMPANHAMENTO DO VARAL – ALUNOS DO ENSINO MEDIO COM REVEZAMENTO DE GRUPOS.
- ORNAMENTAÇÃO DOS ESPAÇOS: GILMÁRIA PARDINHO e ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
- DRAMATIZAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS: MARIA DE FATIMA COM ALUNOS DO 2º ANO A
- RECREAÇÕES: ELIANA OLIVEIRA, ANDERSON, ALUNOS GABRIEL LEAL E RAFAELA ESTEVAO ( COORDENADORES).
- PINTURAS: NADIJENA OLIVEIRA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
- PULA PULA: ALUNA IVIGNA KRISSA
- SUPORTE PARA FOTOGRAFIAS: ALUNOS DO 9º ANO
- ALGODÃO DOCE: SANDRA LIMA E ALUNOS DO 9º ANO
- CACHORRO QUENTE: ALUNOS DO 1º ANO C e 2º ANO B E FUNCIONÁRIAS DA MERENDA.
- PIPOCA: GILMARA CARDOSO E MARISTELA E ALUNOS DO 1o ANO A E B
- BOLO: ALUNOS DO 3o ANO
- REFIRGERANTES: GENIVALDO PEREIRA E ALUNOS DO 2o ANO A
- ENTREGA DE PRESENTES: PROFESSORA NADIJENA OLIVEIRA, MARIA DE FATIMA, GENIVALDO E JUSCELIA SIRQUEIRA.
- EXPOSIÇÃO DE DEBATES : ALEX NASCIMENTO E ALUNOS DO ENSINO MEDIIO NOTURNO COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DO VESPERTINO.

3.      Espaços para Realização
Espaço do Colégio: Pátio, Salas e Refeitório.
Salão Paroquial da Igreja Católica de F. Azul

4.      Colaboradores Parceiros
Equipe Gestora do CEFG
Professores da Unidade Escolar
Alunos
Pais
Comércio local
Funcionários da UE

5.      Estratégias de Divulgação e mobilização

A partir do Mural do Colégio, informes na sala de aula, através do WhatsZap dos grupos da escola, mobilização na rua a partir do envolvimento dos alunos em divulgar e buscar as parcerias de comunidade e comércio.
Solicitação dos amigos e famílias da comunidade em apresentar-se como colaboradores em ofertar doações do que foi entregue as famílias: roupas, acessórios, calçados,etc.
Todos mobilizados como tarefa de ação comum que surgiu a partir da ideia de se realizar o projeto com a Colaboração de todos, em especial professores das áreas de Linguagens e da disciplina de Filosfia.

6.      Programação

Manhã:
09h00min ás 11h30min – Alunos mobilizados no Salão Paroquial da Igreja Católica juntamente com a professora Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho  demonstrando e expondo o Varal Solidário – Visita das famílias carentes no recebimento das peças apresentadas.

Tarde:
13h30min às 15h30min - Alunos mobilizados no Salão Paroquial da Igreja Católica juntamente com a professora Nadijena Oliveira e Gilmária Pardinho demonstrando e expondo o Varal Solidário – Visita das famílias carentes no recebimento das peças apresentadas.
13h30min – Natal Solidário na área do Colégio Estadual Fred Gedeon onde seguiu  a seguinte programação ( ocorreu em salas diferentes ao mesmo tempo, sendo intercalado por grupos):
- Teatro
- Dança
- Música
- Pula pula
- Recreações
- Lanche
- Entrega de Presentes

Noite:
19h00min – Introdução de Abertura: Discussões, reflexões, estudo e debate, que buscou lançar olhares, a partir da filosofia, para temas relacionados à realidade.

A importância da Filosofia para a educação. Seguindo a ideia do filósofo Sócrates que dizia que uma vida não refletida não vale a pena ser vivida
19h30min - Mesas e debates, onde foi dividido em três momentos, ou seja, três mesas de debates.
Os debates foram preparados pelos alunos ao longo da quarta Unidade. Foram eles: Filosofia e educação; a questão do gênero na escola; e projeto é nova grande curricular para o ensino médio...
Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo da unidade. Houve espaços para música, poema e os debates entre os envolvidos.
O espaço foi aberto entre uma apresentação e outra para o público escolar, onde na sua abertura houve uma breve explicação sobre onde e quando surgiu o café filosófico e sobre os filósofos brasileiros.
21h00min – Encerramento com abordagens de todo o encontro e agradecimentos.