PROJETO
DE HISTÓRIA
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TÍTULO DO PROJETO/EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
PROJETO ZUMBI DOS PALMARES: A SAGA DE UM GUERREIRO
ESTUDO DURANTE TODA A IV UNIDADE ATRAVÉS
DE PESQUISAS, REFLEXÕES, AMOSTRA DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS.
CULMINÂNCIA: DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2013
JUSTIFICATIVA:
Identificar a importância dos negros
na nossa colonização, pontuando o papel de Zumbi dos Palmares na promoção de
luta e de valorização do movimento negro nas conquistas alcançadas por esses
atores sociais que legaram ao nosso país conquistas e a valorização das
diferenças. Conhecimento da vida de um dos principais representantes da resistência negra
à escravidão na época do Brasil Colonial.
Ao longo
das pesquisas e estudos, pontuando a importância de Zumbi para a História do
Brasil, que sendo
considerado um dos grandes líderes de nossa história e símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto,
religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial e que no dia de sua morte, 20 de novembro, ficou
determinado, lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da
Consciência Negra.
1. Objetivos (geral e
específicos – relacionar, também, com os indicadores críticos)
OBJETIVO GERAL
- Incentivar, pesquisar e conhecer a vida de Zumbi dos Palmares, analisando
a sua figura na luta apela liberdade e sua atual resignação, como símbolo da
consciência negra e luta contra o racismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular os estudantes a
perceberem a riqueza da cultura afrodescendente e a conhecer sobre
especificidades da história do negro e sua importância para o país;
- Identificar a importância da luta
dos negros na luta afro descendente, pontuando o papel de Zumbi dos Palmares na
promoção de luta e de valorização do movimento negro nas conquistas alcançadas
no nosso país;
- Relacionar as causas de existir um dia
dedicado a Consciência Negra, pontuando e explicando a importância de Zumbi ao
longo da nossa história e do povo negro em particular.
OBJETIVO PROPOSTO NOS
PCN`S DE INTERESSE NO PRESENTE PROJETO
- Conhecer características fundamentais dos povos negros e
afrodescendentes nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para
construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o
sentimento de pertinência ao país;
2. Síntese do projeto/experiência
pedagógica
O Projeto Zumbi dos Palmares: A
saga de um guerreiro 20017 faz parte dos projetos que já se iniciaram desde
2007 na nossa escola. Uma ação que vem sendo contínua com temáticas diferentes
mas sempre focando a respeito dos negros e também da cultura indígena, uma vez
que além dos alunos gostarem e terem o prazer de realizar, vem demonstrando uma
mudança comportamental dos mesmos no que se refere aos temas e intervenções
discutidas e apresentadas do inicio ao final do projeto com uma visão voltada
para a implementação da Lei 10.639/03.
Um Projeto que envolve direta e
indiretamente a todas as áreas do conhecimento da escola, em especial História,
Sociologia, Língua e Literatura Portuguesa, Geografia, Artes , etc.
A história do Brasil, é a história da
luta do negro pela liberdade uma vez que os portugueses começaram a
escravizar os negros africanos no século XV, levando-os para
os trabalhos domésticos na Europa, as lavouras do sul de Portugal e para as
plantações de cana- de - açúcar nas ilhas da Madeira e Cabo Verde.
Tudo isso vai ocorrer no nosso Brasil quando a mão-de-obra escrava indígena,
nas áreas produtoras de açúcar, foi superada pela mão-de-obra escrava africana
em meados do século XVI, ode a escravidão africana passou a
ser uma questão de preferência dos
portugueses pelo negro em relação ao índio e que por detrás desses interesses
estavam puramente a questão de interesse econômico do governo e da burguesia mercantil
de Portugal, que já obtinham grandes lucros com o tráfico negreiro antes da
chegada de Cabral ao Brasil.
Mas diante de tantos interesses, o que esperava os negros no Brasil era uma vida
de sofrimento, maus tratos, pancadas, açoites, torturas, mutilações e
assassinatos. E nesse histórico de
sofrimentos e busca pelo espaço e respeito muitos negros viviam fugindo e formando quilombos, onde o mais
importante foi o Quilombo dos Palmares, que durou 65 anos, que se localizava no
atual estado de Alagoas.
Palmares possuía aproximadamente 27
mil quilômetros quadrados e duraram 65 anos.
O mais importante
desse processo, foi que, Zumbi, para
muitos o símbolo da resistêncianegra contra a escravidão,
foi o último chefe do Quilombo
dos Palmares, localizado na parte
superior do rio
São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco
(atualmente Alagoas).
Até hoje não se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado com o nome de Francisco, cresceu aprendendo latim e português. Aos15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significava guerreiro.
Logo passou a comandar militarmente o quilombo, governado por Ganga Zumba. Em 1678, provocou uma guerra civil no quilombo. Assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.
O Quilombo dos Palmares foi destruído
em 1694 por mercenários liderados pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. No ano
seguinte, Zumbi, o maior líder negro da história do Brasil foi
assassinado e que até hoje, Zumbi continua sendo, para muitos negros, o símbolo
da luta contra o racismo e o preconceito social e deixa um legado na nossa
história que é a de, paralelamente, a história da luta do negro pela liberdade.
Algo que marcou totalmente a forma de ver a história de um povo corajoso e que
tem Zumbi dos Palmares como um grande ícone de luta.
E nessa luta tão marcada por
sofrimentos temos o dia da consciência negra como uma forma de lembrar o
sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do
Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. Esse dia é marcado pela luta contra o preconceito
racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses
assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir
e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua
cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
3. Conhecimentos
trabalhados
- Brasil colônia
- Escravidão e luta
pela liberdade (utilização do trabalho escravo no
Brasil, as condições e a realização do tráfico negreiro, identificando as
principais regiões da África de onde os escravos foram trazidos).
- Constituição
da República Federativa do Brasil (Art. 216, § 5º; Art. 68; Art. 5º, XLII) e a
lei 10.639/2003.
- A Vida de Zumbi
dos Palmares ( Informações sobre Zumbi, sua
história, sua luta e seu trágico fim ).
Dia da Consciência
Negra-
4. Estratégias
metodológicas
- Conscientização da
importância de se trabalhar as diferenças na escola;
- Debates sobre os
temas propostos em sala de aula em forma de Mesa Redonda,promovendo reflexões
positivas de reportagens jornalísticas e
textos da atualidade que tratam do tema;
- Elaboração de
textos pelos alunos em grupo ou individual;
- Elaboração de
paródias, poesias, manifestos, frases, vídeos amadores, cartazes, desenhos,
produção de slides, etc.;
- Organização de
Coreografias;
- Desfiles da
Escolha do Garoto e Garota Zumbi dos Palmares;
-Exibição do vídeo “Missa dos quilombos”;
- Análise seguida de ilustração e discussões da música “Uakti” de
Milton Nascimento;
- Produção de artes
de temática africana e/ou afro descendente utilizando sucatas;
- Exibição do filme
AMISTAD (EUA,1997) dirigido por Steven Spielberg – que trata do tráfico de
escravos;
- Apresentação de um
teatro abordando a vida de Zumbi dos Palmares.
Avaliação
Avaliação do comprometimento dos alunos ao responderem os questionamentos e na elaboração das pesquisas, relatórios e execução das atividades culturais e artísticas.
Avaliação se os alunos compreenderam a resistência e
luta travada pelos escravizados através dos quilombos e de personagens como
Zumbi dos Palmares e o significado que esse passado de lutas assume para as
lutas atuais do negro em nossa sociedade.
Resultados
Esperados
Todos os atores envolvidos deverão se
sentir mais ativos no processo, valorizados, respeitados e muito motivados a
dar continuidade aos anseios de lutas em defesa dos povos afro descendentes,
desempenhando um papel de protagonistas na escola e na sociedade,
reconhecendo-se como agentes pertencentes e modificador do espaço onde vivem
criando a partir daí a sua história de pertencimento. Valorizando e
compreendendo a resistência e lutas travadas pelos escravizados e por Zumbi dos
Palmares.
5. Resultados obtidos (em
tom de conclusão considerar, também, o impacto sobre os indicadores críticos)
Ver após a
Culminância.
6. Referências
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/zumbi_dos_palmares.htm - Acessado em 29.09.13
http://educacao.uol.com.br/biografias/ .jhtm – Acessado em 29.09.13
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm Acessado em 29.09.13
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