sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PROJETO ZUMBI DOS PALMARES - A SAGA DE UM GUERREIRO



PROJETO DE HISTÓRIA


Dados de Identificação
Direc:     07 Município:      Floresta Azul
Unidade escolar:     Colégio Estadual Fred Gedeon
Nível (eis) de ensino: Fundamental 2 e Ensino Médio
Modalidade (s): 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
Gestor/a: Sandra Maria de Souza Lima
Professor/a responsável/componente curricular: Genivaldo Pereira do Santos/ História
Área/componente curricular de atuação
Área/componente curricular de atuação
Sociologia
Língua e Literatura Portuguesa
Geografia
Artes, etc.

 

TÍTULO DO PROJETO/EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
PROJETO ZUMBI DOS PALMARES: A SAGA DE UM GUERREIRO
ESTUDO DURANTE TODA A IV UNIDADE ATRAVÉS DE PESQUISAS, REFLEXÕES, AMOSTRA DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS.
CULMINÂNCIA: DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2013
JUSTIFICATIVA:

Identificar a importância dos negros na nossa colonização, pontuando o papel de Zumbi dos Palmares na promoção de luta e de valorização do movimento negro nas conquistas alcançadas por esses atores sociais que legaram ao nosso país conquistas e a valorização das diferenças. Conhecimento da vida de  um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. 
Ao longo das pesquisas e estudos, pontuando a importância de Zumbi para a História do Brasil, que sendo considerado um dos grandes líderes de nossa história e símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial e que no  dia de sua morte, 20 de novembro, ficou determinado, lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

1.      Objetivos (geral e específicos – relacionar, também, com os indicadores críticos)

OBJETIVO GERAL
- Incentivar, pesquisar e conhecer a vida de Zumbi dos Palmares, analisando a sua figura na luta apela liberdade e sua atual resignação, como símbolo da consciência negra e luta contra o racismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular os estudantes a perceberem a riqueza da cultura afrodescendente e a conhecer sobre especificidades da história do negro e sua importância para o país;
- Identificar a importância da luta dos negros na luta afro descendente, pontuando o papel de Zumbi dos Palmares na promoção de luta e de valorização do movimento negro nas conquistas alcançadas no nosso país;
- Relacionar as causas de existir um dia dedicado a Consciência Negra, pontuando e explicando a importância de Zumbi ao longo da nossa história e do povo negro em particular.
OBJETIVO PROPOSTO NOS PCN`S DE INTERESSE NO PRESENTE PROJETO
- Conhecer características fundamentais dos povos negros e afrodescendentes nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;

2.      Síntese do projeto/experiência pedagógica

O Projeto Zumbi dos Palmares: A saga de um guerreiro 20017 faz parte dos projetos que já se iniciaram desde 2007 na nossa escola. Uma ação que vem sendo contínua com temáticas diferentes mas sempre focando a respeito dos negros e também da cultura indígena, uma vez que além dos alunos gostarem e terem o prazer de realizar, vem demonstrando uma mudança comportamental dos mesmos no que se refere aos temas e intervenções discutidas e apresentadas do inicio ao final do projeto com uma visão voltada para a implementação da Lei 10.639/03.
Um Projeto que envolve direta e indiretamente a todas as áreas do conhecimento da escola, em especial História, Sociologia, Língua e Literatura Portuguesa, Geografia, Artes , etc.
A história do Brasil, é a história da luta do negro pela liberdade uma vez que os portugueses começaram a escravizar os negros africanos no século XV, levando-os para os trabalhos domésticos na Europa,   as lavouras do sul de Portugal e para as plantações de cana- de - açúcar nas ilhas da Madeira e Cabo Verde.
Tudo isso vai ocorrer no nosso  Brasil quando a mão-de-obra escrava indígena, nas áreas produtoras de açúcar, foi superada pela mão-de-obra escrava africana em meados do século XVI, ode a escravidão africana passou a ser  uma questão de preferência dos portugueses pelo negro em relação ao índio e que por detrás desses interesses estavam puramente a questão de interesse econômico do governo e da burguesia mercantil de Portugal, que já obtinham grandes lucros com o tráfico negreiro antes da chegada de Cabral ao Brasil.
Mas diante de tantos interesses, o  que esperava os negros no Brasil era uma vida de sofrimento, maus tratos, pancadas, açoites, torturas, mutilações e assassinatos.  E nesse histórico de sofrimentos e busca pelo espaço e respeito muitos negros viviam  fugindo e formando quilombos, onde o mais importante foi o Quilombo dos Palmares, que durou 65 anos, que se localizava no atual estado de Alagoas.
Palmares possuía aproximadamente 27 mil quilômetros quadrados e duraram 65 anos.
O mais importante desse processo, foi que,  Zumbi, para muitos o símbolo da resistêncianegra contra a escravidão, foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, localizado na parte superior do rio São Francisco, na Serra da Barriga, antiga capitania de Pernambuco (atualmente Alagoas).

Até hoje não  se conhece a data exata de seu nascimento. Com poucos dias de vida Zumbi foi capturado na região de Palmares pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado de presente ao padre Antônio Melo, em Porto Calvo. Batizado com o nome de Francisco, cresceu aprendendo latim e português. Aos15 anos fugiu para Palmares e adotou o nome Zumbi, que significava guerreiro.
Logo passou a comandar militarmente o quilombo, governado por Ganga Zumba. Em 1678, provocou uma guerra civil no quilombo. Assumiu o lugar do líder e chefiou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.
O Quilombo dos Palmares foi destruído em 1694 por mercenários liderados pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. No ano seguinte, Zumbi, o maior líder negro da história do Brasil foi assassinado e que até hoje, Zumbi continua sendo, para muitos negros, o símbolo da luta contra o racismo e o preconceito social e deixa um legado na nossa história que é a de, paralelamente, a história da luta do negro pela liberdade. Algo que marcou totalmente a forma de ver a história de um povo corajoso e que tem Zumbi dos Palmares como um grande ícone de luta.
E nessa luta tão marcada por sofrimentos temos o dia da consciência negra como uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais. Esse dia  é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
3.      Conhecimentos trabalhados

- Brasil colônia
- Escravidão e luta pela liberdade (utilização do trabalho escravo no Brasil, as condições e a realização do tráfico negreiro, identificando as principais regiões da África de onde os escravos foram trazidos).
- Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 216, § 5º; Art. 68; Art. 5º, XLII) e a lei 10.639/2003.
- A Vida de Zumbi dos Palmares ( Informações sobre Zumbi, sua história, sua luta e seu trágico fim ).
Dia da Consciência Negra-

4.      Estratégias metodológicas

- Conscientização da importância de se trabalhar as diferenças na escola;
- Debates sobre os temas propostos em sala de aula em forma de Mesa Redonda,promovendo reflexões positivas de reportagens jornalísticas  e textos da atualidade que tratam do tema;
- Elaboração de textos pelos alunos em grupo ou individual;
- Elaboração de paródias, poesias, manifestos, frases, vídeos amadores, cartazes, desenhos, produção de slides, etc.;
- Organização de Coreografias;
- Desfiles da Escolha do Garoto e Garota Zumbi dos Palmares;
 -Exibição do vídeo “Missa dos quilombos”;
- Análise seguida de  ilustração e discussões da música “Uakti” de Milton Nascimento;
- Produção de artes de temática africana e/ou afro descendente utilizando sucatas;
- Exibição do filme AMISTAD (EUA,1997) dirigido por Steven Spielberg – que trata do tráfico de escravos;
- Apresentação de um teatro abordando a vida de Zumbi dos Palmares.

Avaliação

Avaliação do  comprometimento dos alunos ao responderem os questionamentos e na elaboração das pesquisas, relatórios e execução das atividades culturais e artísticas.
Avaliação  se os alunos compreenderam a resistência e luta travada pelos escravizados através dos quilombos e de personagens como Zumbi dos Palmares e o significado que esse passado de lutas assume para as lutas atuais do negro em nossa sociedade.
Resultados Esperados

Todos os atores envolvidos deverão se sentir mais ativos no processo, valorizados, respeitados e muito motivados a dar continuidade aos anseios de lutas em defesa dos povos afro descendentes, desempenhando um papel de protagonistas na escola e na sociedade, reconhecendo-se como agentes pertencentes e modificador do espaço onde vivem criando a partir daí a sua história de pertencimento. Valorizando e compreendendo a resistência e lutas travadas pelos escravizados e por Zumbi dos Palmares.

5.      Resultados obtidos (em tom de conclusão considerar, também, o impacto sobre os indicadores críticos)
Ver após a  Culminância.
6.      Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário