Colégio Estadual Fred Gedeon
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio ( 1º, 2º e 3º Ano)
Palestrante: Enfermeira Lailla Cabral
1.
OBJETIVO GERAL: Contribuir para melhorar as
informações sobre sexualidade e consequentemente diminuir o atual percentual de
gravidez precoce na escola
Promover
no adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e
ao adiamento da idade do início da atividade sexual.
Realizar
levantamento de dados de adolescentes grávidas no município
Apresentar
através de atividade teatral e seminário possibilidades reais de enfrentamento
e prevenção da gravidez na adolescência
2.
JUSTIFICATIVA: A adolescência é considerada um
fenômeno específico do desenvolvimento humano. É um período confuso e de
contradições onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus
pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua
auto-estima infantil.
Na escola percebemos que algumas adolescentes enfrentam com muita dificuldade a problemática da gravidez. Assim, pretende-se com o presente trabalho intervir com atividades específicas para que a gestação neste período possa ser observada não apenas como um episódio, mas como um processo dinâmico, inserido numa fase da vida de profundas transformações e que fatores como distanciamento dos amigos, desenvolvimento pessoal retardado, possibilidade de estabilidade conjugal frágil e tendência a perpetuação de pobreza, inevitavelmente provocam desordens sociais e psicológicas bastante visíveis.
RELATÓRIO - 2013
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No dia 09 de abril, foi realizado um Seminário
com os alunos do Ensino Médio do Noturno do Colégio estadual Fred Gedeon,
onde a enfermeira Lailla Cabral abordou sobre a Gravidez na adolescência. Foi
um encontro bastante proveitoso, pois os alunos participaram de forma
bast5ante surpreendente nas colocações, intervenções e até exemplos de
algumas que já passaram pela experiência de engravidar na adolescência.
A enfermeira fez abordagens sobre:
Engravidar na adolescência é, por vez, uma
atitude não planejada, passível de conflitos externos (sociedade: escola,
família) e internos (psicológicos: depressão, medo,
insegurança). Os índices dessa situação aumentam constantemente, considerando
pesquisas em variados países.
A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças
físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela
não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai,
pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança.
Lailla falou que a gravidez na adolescência pode
ocorrer de diversas formas:
§ atividade sexual
precoce e inconsequente;
§ violência sexual;
§ dificuldade no diálogo familiar, entre outros.
Salientou ainda
que, para evitar esse possível transtorno, é necessário existir confiança
mútua no ambiente familiar, informações mais detalhadas sobre métodos contraceptivos,
redução da ideologia impregnada da desvalorização do conceito sexual exposta
às crianças, desmistificação de algumas ideias repassadas entre amigos e,
acima de tudo, respeito e limite ao seu próprio tempo quanto ao início da
atividade sexual.
As etapas de qualquer gravidez, seja ela planejada ou não, exigem cuidados importantíssimos à saúde da mãe e bebê. Os riscos são bem mais incidentes em gestantes adolescentes, por isso, necessitam de uma assistência médica o mais rápido possível. Abordou muito bem sobre o Pré-natal, acompanhamento terapêutico, apoio familiar e bem estar pessoal são extremamente fundamentais nesse momento tão delicado na vida de uma jovem.
Os alunos participantes aproveitaram todo o
momento para pedir explicações precisas e a enfermeira fez abordagens
interessantes que na ocasião levaram os alunos a fazerem colocações até
desagradáveis sobre as experiência de engravidar nessa fase da vida.
Professor Responsável Genivaldo Pereira dos
Santos – Ano: 2013
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