sábado, 30 de junho de 2012

GINCANA CULTURAL ESTUDANTIL 2012


Escola Estadual Fred Gedeon
GINCANA CULTURAL ESTUDANTIL “ CIDADANIA: VOCÊ PRECISA EXERCÊ-LA”  – 2012
"Uma educação para a cidadania, só pode ter como objetivo, promover a igualdade e não estabelecer distinções sociais. "
                                                                           ( Autor desconhecido)
Público Alvo: Ensino Fundamental e Médio da Escola

Tema: Cidadania – Você precisa exercê-la.
Ser cidadão e exercer a cidadania faz parte dos direitos e deveres de todos, sendo assim você pode exigir na mesma medida em que cumpre com suas obrigações.
Introdução:
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
PORQUE TRABALHAR O TEMA CIDADANIA.
Hoje em dia presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania, com um discurso que vai muito além das práticas da sala de aula.
A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais.
O processo educativo, nesse sentido, deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
Alguns valores podem ser considerados como principais para a formação da cidadania, como:
- Cooperação: onde o aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade;
- Sinceridade: quando buscamos confiança nos outros, mas principalmente quando exercemos nossa própria sinceridade, estando certos ou não em nossas ações;
- Perdão: perdoar é não guardar ressentimento contra ninguém, é se livrar das amarras impostas pelo rancor;
- Respeito: princípio básico para receber respeito. Quem não desenvolve o hábito de respeitar os outros, acaba não sendo respeitado;
- Diálogo: para resolver impasses, divergências de opiniões, nada melhor que o diálogo, a conversa de qualidade que coloca os pingos nos “is”. Conversar, trocar ideias e buscar explicações sem acusar o outro é uma forma de se livrar dos embaraços;
- Solidariedade: essa é a palavra que vincula afetivamente entre as pessoas. Ser solidário é uma grande virtude, o sujeito demonstra sua preocupação com o outro, ajudando a construir uma sociedade mais justa;
- Não agredir: violência gera violência, isso todo mundo sabe, portanto não se deve agredir ninguém com palavras e muito menos fisicamente;
- Bondade: esta é uma forma de demonstrar respeito ao seu semelhante. Ser bondoso e atencioso com as pessoas só faz com que receba bondade dos outros. Bem diz o ditado “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou seja, a pessoa que causa o sofrimento do outro, receberá o mesmo tratamento.
Passar esses conceitos ajudará o grupo no desenvolvimento de suas capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.
Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola
Objetivo: o objetivo da cidadania é ampliar o respeito aos direitos e liberdades    fundamentais de todos ,ou seja, garantir igualdade e justiça social.
Conteúdo:
*direitos e deveres;
*garantias;
*direito á vida;
*direito á liberdade;
*direito á igualdade;
*direito á segurança.
Aspectos positivos
*A cidadania é um bem de todos e deve ser respeitada, pois ela só nos oferece benefícios, que devam ser utilizados e respeitados mutuamente.
Aspectos negativos:
*A cidadania não oferece aspectos negativos a sociedade ,mas os cidadãos não respeitam o meio em que vivem ,destruindo assim o pouco de direito e dignidade que temos ,faltando com a moral e os bons princípios que regem nossa sociedade .

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