sábado, 7 de março de 2015

MAMONAS E JOW. ALUNOS EM ATIVIDADE ESCOLAR


FEBRACE - LAIS DIEB


EXCURSÃO À CEPLAC 2012


GAROTO E GAROTA ESTUDANTIL


KELVIN BRIAN NO FACE EM SALVADOR- ESTUDIO PRACATUN DE CARLINHOS BROWN


KELVIN BRIAN NO FACE EM SALVADOR



Jornada Pedagógica 2015

Apresentação

A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, a jornada tratará do tema “Escola que ensina, Escola que aprende”, na perspectiva de evidenciar o necessário diálogo entre planejamento articulado e avaliação como referência para as aprendizagens. Desse modo, ressaltamos a importância da participação de todos/as da Secretaria da Educação – Órgão Central, Núcleos Regionais de Educação (NRE), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Unidades Escolares – nessa jornada, para garantir aos/às nossos/as estudantes o Direito de Aprender.


Objetivo Geral

Planejar o ano letivo de 2015 a partir da análise e apropriação dos dados avaliativos da unidade escolar, para melhoria das aprendizagens e do processo formativo do/a estudante.

Objetivos Específicos

Planejar o trabalho do ano letivo de 2015 a partir dos dados sistematizados da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB.

Identificar os indicadores críticos, evidenciados pela análise dos dados da unidade escolar, e suas possíveis causas, para subsidiar o estabelecimento de ações e metas.

Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades do turno matutino.

Estruturar e fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar, considerando: Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais, articulação dos projetos estruturantes e  Atividades Complementares (AC).


Mobilizar a unidade escolar para a compreensão da avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens significativas.


Acolhimento

Abertura– Apresentação da proposta de trabalho.
1
Vídeo Jornada Pedagógica 2015
·         Exibição e reflexão sobre a importância desse momento.
1
ESCOLA QUE ENSINA, ESCOLA QUE APRENDE – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo
·         Discussão sobre a interdependência do ato de ensinar e o processo de aprendizagem;
·         Avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens.


Diagnóstico da Escola – ponto de partida para o planejamento
·         Estudo, avaliação e apropriação dos dados da escola, com base nos resultados das avaliações internas e avaliações externas – discussão e tomada de decisão quanto aos objetivos, às metas e às ações a serem adotadas para o ano letivo, em consonância com o PPP.

Encerramento

A programação do 2° e do 3° dia da Jornada Pedagógica, do turno vespertino, será elaborada pela unidade escolar, observando a inclusão das seguintes atividades inerentes ao planejamento:

·         Discussão inicial para elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica da Escola (PIP) 2015, utilizando o SIMPAIP – a partir da análise dos resultados das avaliações da escola (relatórios disponibilizados no Portal da Educação);
·         Inclusão, no planejamento, de estratégias de mobilização de professores e estudantes para a realização da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc) / Prova Brasil.
·         Planejamento por Área de Conhecimento;
·         Elaboração do Plano por Componente Curricular – considerando as áreas do conhecimento, a articulação dos Projetos Estruturantes e os instrumentos e conteúdos referenciais, disponíveis no Portal da Educação;
·         Elaboração do Plano por Ano/Série/Tempo pedagógico;
·         Planejamento das Atividades Complementares (AC) por Área de Conhecimento - inserção da “Agenda de subsídios à organização do trabalho pedagógico”;
·         Socialização do planejamento;
·         Avaliação da Jornada e preenchimento do Relatório Síntese da Jornada (Disponível no Portal da Educação).