quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Uma viagem à música e a dança brasileira Da década de 60 aos dias atuais.

O PROJETO OLHARES IV - A MÚSICA E A DANÇA DA DÉCADA DE 60 AOS DIAS ATUAIS, ACONTECEU NO COLÉGIO ESTADUAL NO DIA 17 DE AGOSTO, ONDE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E DA COMUNIDADE FOI EXPRESSIVA. PARABÉNS AOS ALUNOS.
A década de 1960 foi marcada pelos músicos que lançaram seus sucessos que são muito conhecidos até os dias de hoje, diversas músicas marcaram essa época e hoje em dia esses cantores são muito privilegiados em todo o mundo. Uma das bandas que com certeza você já deve ter ouvido e que revolucionou o rock são os Beatles.
No I Festival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro.
No final da década tem início o tropicalismo, importante movimento cultural brasileiro.
Dança de movimentos improvisados, na qual os gestos de cada um independem do outro parceiro, tornou-se a forma preferida das jovens gerações desde meados da década de 60.

DÉCADA DE 70  Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "década da discoteca", devido ao surgimento da dance music. Surge também o movimento punk..
No Brasil, a discotéque e o pop dançante serviram de base para uma geração de ídolos populares tidos como "cafonas", "exuberantes" e até "pornográficos" (Sidney Magal, Gretchen, As Patotinhas, Harmony Cats, Dudu França). Explorando outros universos da música brasileira, surgia uma nova geração influenciada pelos consagrados nos festivais da década anterior, como Belchior, Gonzaguinha, Djavan e Ivan Lins.

DÉCADA DE 80  Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Michale Jackson já tinha demonstração de espaço de um futuro pop star que surgiria mais tarde. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985)

DÉCADA DE 90  A música pop mundial perdeu pontos como principal rítimo. O que fez sucesso realmente foi o Hip HopRapcore e principalmente o Grunge, com bandas de destaque de toda essa década que duraram até o final da década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park(Também fundada nos anos 90) e Coldplay. No Brasil a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata.Mas outros ritmos aconteceram, nessa grande década.

DÉCADA DE 2000  Na década de 2000,a cantora Britney Spears foi a que mais se destacou no mundo musical pop, influenciou muitos artistas (atuais) musicais pop no final desta década, sendo uma das artistas musicais mais poderosas do século XXI, com diversos singles que entraram nas paradas de sucesso da Billboard 200, foi a cantora que mais vendeu álbuns nos anos 2000, com mais de 45 milhões de cópias. A princesa do pop começou sua carreira em 1998, mas se destacou e conseguiu ser a artista que mais marcou os anos 2000 com hits super atuais e dançantes.

DÉCADA DE 2010  A grande popularidade musical que vem ganhando força no começo da década é o happy rock (também conhecido como rock colorido), que caracteriza-se com um som leve, músicas românticas e visual excessivamente colorido. Cantoras como RihannaLady GagaKaty Perry e Adele tornam-se sucessos mundiais. Bandas de gerações passadas continuam fazendo grande sucesso como Banda Calypso,Nx Zero,Roupa Nova,Pitty,Rosas de Saron,Anjos de Resgate entre outros. O modismo das baladas de ForróPagode Eletrônica trazem sucessos para as bandas Bonde do ForróLatinoAviões do ForróTché Garotos entre outros.



















COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON REALIZOU CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE

A Conferência no COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON aconteceu no dia 24 de agosto na área da Unidade Escolar. Foi o momento em que estudantes, professores e comunidade reuniram-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.A escola elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, que irá ser  colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegeu um delegado (João paulo do 9o Ano ) (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade, posteriormente. O Plano de Ação foi do Alundo Edvaldo Brito neto do 9o Ano Vespertino. Parabéns a todos.







COLÉGIO ESTADUAL PARTICIPOU DO I SEMINÁRIO “SEXO E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA”

COLÉGIO ESTADUAL PARTICIPOU DO I SEMINÁRIO “SEXO E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA” promovido pelo NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família que teve como  Objetivo Geral: Proporcionar a difusão dos diversos assuntos que giram em torno da sexualidade na adolescência, esclarecendo dúvidas frequentes sobre este tão complexo assunto, em função das várias vertentes que podem surgir em torno do mesmo.
Difundir e esclarecer a importância da sexualidade na vida de todos, tornando-os capazes de agir consciente e positivamente no processo da vontade, do desejo e das mudanças.
A importância do evento: Justificou-se pela iniciação sexual dos adolescentes acontecerem cada vez mais cedo causando conflitos e preocupações aos pais, os jovens na maioria dos casos são influenciados por amigos, internet, programas de TV, etc., que estimulam suas mentes de forma precoce.
LOGO, Na Adolescência iniciam-se as experiências do ficar, onde começam a vivenciar novas descobertas de sensações físicas e emocionais. Nesta fase os adolescentes por sua impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual não apenas na escola, como também da família e dos profissionais de saúde, principalmente na prevenção de DST’S. E a família tem um papel muito importante para o desenvolvimento psicossexual do adolescente.
 presença em massa dos alunos do Colégio que tiveram uma participação ímpar. Muitas intervenções e conhecimentos. VALEU, alunos queridos. Vocês são o orgulho da nossa escola.










segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CEFA, COLÉGIO ESTADUAL FRED GEDEON E JENIER SE REÚNEM PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO -2013






Reuniram-se no Colégio estadual Fred Gedeon, professores das Escolas Municipais CEFA, Jenier para a escolha do livro didático do Ensino Fundamental Nível II para o ano de 2014.
A cada três anos, as escolas da rede pública brasileira passam pelo mesmo ritual: a seleção das publicações que vão complementar os estudos dos alunos e ajudar o professor a ensinar. Esse processo faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é organizado por segmento. 
O ideal foi  promover uma discussão aprofundada para que a seleção seja feita de forma democrática e apoiada nas concepções definidas no projeto político-pedagógico (PPP) e no Plano de Educação da rede.O que também se torna importante a escolha em grupo das Escolas Municipais CEFA, Jenier e o Colégio Estadual Fred Gedeon de forma aberta onde todos possa compartilhar idéias e pontos relevantes sobre as metodologias aplicadas pelos autores. Para os professores é um momento importante uma vez que é interessante verificar se os exemplares usados nos anos anteriores atingiram os objetivos",