quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ENCONTRO PEDAGÓGICO

“Somos como moirões em cerca: só permanecemos de pé porque estamos ligados uns aos outros”.
Aconteceu no dia 14 de setembro de 2011, no Colégio Estadual Fred Gedeon, um Encontro Pedagógico onde foram tratados de assuntos como: Relações Interpessoais, Regimento Escolar e os Resultados da Avaliação Institucional.
Equipe Gestora, professores e representantes do Colegiado Escolar estiveram presentes na escola, onde na oportunidade a professora Vileide Silva – CODEB/DIREC -07, palestrou sobre o tema Relações Interpessoais onde na oportunidade, fez uma reflexão sobre o poder do Bom dia  na vida das pessoas.Um  momento descontraído onde todos participaram com grande altivez. Segundo Vileide o equilíbrio de um bom relacionamento depende muito do cuidado que temos nas nossas relações com o outro e que deveremos ter um cuidado muito grande para que não haja contágio com aquels que buscam cada vez mais interação e engrandecimento.
Foi mostrado um vídeo-slide PANTA-REI, onde mostra com muita sabedoria a referencia de que sempre deveremos estarmos prontos para começar tudo de novo, se preciso for. Para isso se preciso for, percamos o referencial de vez em quando e que saiamos da nossa zona de conforto. Dê oportunidade ao imprevisível. Nada é mais certo do que a incerteza. Pois as coisas têm o valor que nós damos a elas...
Uma mensagem que serviu de reflexão para todos e que, para sermos líderes  é necessário inovar sempre.
No momento da tarde, os participantes fizeram um estudo sobre o Regimento Escolar, onde puderam propor opiniões e sugestões para o mesmo, dando a cada escola, o compromisso de também participar das discussões.
Algo que foi interessante ter visto foi o vídeo intitulado Menestrel - Você aprende, de William Shakespeare onde foi apresentado uma mensagem muito reflexiva que motivou bastante o grupo a fazer suas consideraçoes pessoais:
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.

Em seguida fizeram uma apreciação dos Resultados da Avaliação Institucional, onde a partir dos registros feitos pelos pais, alunos, funcionários e professores, cimentaram os seus resultados, bem como as propostas e sugestões apresentadas pelos mesmos. Algo que deixaram todos bem conscientes do que se pode ainda realizar no ano em curso e aqueles que serão trabalhados no ano letivo de 2012.
Foi um dia bastante proveitoso e que serviu de reflexão e de aprimoramento dentro das experiências na educação.








terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO OLHARES-CONSTRUINDO IDENTIDADES.EM NOVEMBRO


“Somente através de uma proposta viva é que podemos trabalhar com as crianças. É assim que elas têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significado e que ele não pertence apenas em livros, mas nas nossas ações cotidianas e está ao alcance de todos”.

Isto aqui, ô, ô é um pouquinho de Brasil
que canta e é feliz, feliz, feliz
É também um pouco de uma raça que não
tem medo de fumaça, ai ah e não se
entrega não.
Isto aqui, ô, ô é um pouquinho de Brasil
ia, ia
Desse Brasil que canta e é feliz, feliz,
feliz
(...)
Ary Barroso

PROJETO CANTAR SERTANEJO-DAS RAÍZES AO UNIVERSITÁRIO



                                              De Tonico e Tinoco a Victor e Léo


No dia 22 de outubro de 2011, acontecerá no Colégio Estadual Fred Gedeon, mais um sensacional Projeto Cantar.Este ano faremos uma homenagem ao Sertanejo:das músicas de raízes ao universitário.Será um espaço onde todos os alunos e convidados da comunidade irão mostrar seus talentos e a vontade de ilustrar a noite com músicas que contam histórias do homem sertanejo nordestino.

Foi em 1929 que surgiu a música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, norte e oeste paranaenses, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense. Na época destas gravações pioneiras, o gênero era conhecido como música caipira, cujas letras evocavam o modo de vida do homem do interior (muitas vezes em oposição à vida do homem da cidade), assim como a beleza bucólica e romântica da paisagem interiorana (atualmente, este tipo de composição é classificada como "música sertaneja de raiz", com as letras enfatizadas no cotidiano e na maneira de cantar).
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Participe!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROJETO BRASIL DE BRASILEIROS, LUTADORES QUE NÃO FOGEM À LUTA.










Hino Nacional Brasileiro


Gerson Rubens e Kelvin Brian Cantando a Múica Cidadão

Em 7 de setembro de 1822, o Brasil livrou-se da condição de colônia, conquistando sua independência política. O movimento de independência foi o resultado de uma forte reação das camadas sociais mais abastadas, às pretensões e tentativas das Cortes de Lisboa de restabelecer o pacto colonial.
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u6.jhtm
Aconteceu no dia 06 de setembro de 2011, no Colégio Estadual Fred Gedeon o Projeto Brasil de Brasileiros,lutadores que não fogem à luta. Projeto que teve o objetivo de mostrar a partis das expressões artísticas a voz do povo brasileiro, os entraves e desabafos com relação as injustiças sociais,políticas e econômicas, bem como os avanços que o nosso país obteve ao longo desses 189 anos.Os alunos demonstraram total participação, empenho e sentimento patriótico, o que mereceu aplausos dos presentes. Mas como gritar num país onde a cidadania ainda é restrita e para poucos? Onde a violência ainda é um motivo de causar medo à nossa populaçao? O preconceito? As discriminações? É preciso lutar e acreditar para que construamos um país de homens guerreiros e valentes que tenham o sentimento cidadão e patriótico de acreditar num país que tem mostrado que pode fazer,crescer e reconhecer-se cada vez mais pujante na luta pelos direitos e de fato, a verdadeira INDEPENDÊNCIA.

Joana e Sarah apresentando o Projeto
Kelvin e Rubens cantando a Paródia sobre a importancia do voto.
Yago e Ithalo apresentando oProjeto.
3o Ano fazendo apresentaçao Msical dramatizada.
8a Série apresentando cena da realidade brasileira.
Grupo de Capoeira do município - Convidados
Apreentaçao de Cena da música Brasil de Cazuza - 2o Ano.

Capoeira
Matheus e Nicole apresentando o Projeto
2o Ano fazendo apresentaçao com temática social e real do povo brasileiro.
Povo sofrido em busca de uma Independencia de verdade.
Verônica e Rhanna fazendo narraçao da apresentaçao do 2o Ano - Os avanços do Brasil
Capoeira
Nilmael
"Brasil mostra a sua cara" - Cazuza - Número aprentado pelos alunos.
Brasil de brasaileiros lutadores e destemidos. Orgulho.
1o Ano - Apresentaçao e uma cena brasileira.



Gerson Rubens e Kelvin cantando paródia sobre a importancia do voto.

DIA "D"- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA ESCOLA

DIA "D"
AGORA TODOS COM VOZ E VEZ NA ESCOLA.
O Governo da Bahia e a Comunidade Escolar construindo a GESTÃO DMOCRÁTICA.







26 de agosto foi o dia "D"da AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Alunos,gestores,profesores e pais de alunos todos reunidos para falar de Escola, de Educaçao,de Melhorias par o andamento da Educação. Foi um momento muito importante par a escola e, para a felicidade da Escola, houve uma prticipaçao bastante positiva por parte dem todos os setores.Num primeiro momento cada indicador sendo discutido e votado por todos os participantes e, num segundo momento, a plenária onde gerou diversas discussões que, para  Escola foi super importante pois cada um pode dar sua contribuição fazendo democrática a participação de todos. Algo inédito na Escola.

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA - HOMENAGEM AS PAIS

No dia 29 de agosto no Colégio Estadual Fred Gedeon foi realizada o Dia da Família na Escola e a Homenagem aos pais da escola.Um momento bastante agradável com sorteios de brindes,mensagens,piadas e palestras. Na oportunidade estava presente a Pastoral Familiar da Igreja Católica e o Padre Telmo,pároco local.Os pais se divertiram, pois foi uma noite descontraída e bastante participativa,onde aproveitaram o ensejo para ouvirem a palestra do amigo Gutembergue do Entroncamento de Itapé, que fez uma exposição bastante rica e proveitosa na educação escolar e familiar.